domingo, 8 de outubro de 2017

Alimentação

 Em um momento sinto que posso comer de tudo, mas em outro, nada satisfaz.


 Uma blogueira disse uma vez que o alimento que ingerimos, não foi feito somente para o nosso prazer em horas, mas para servir de combustível ao corpo. Isso é de grande motivação para compreender que, não podemos comer qualquer alimento, mas ingerir aquilo que vá nos acrescentar energia o suficiente para nos fazer bem na atividade que pretendemos ter bons resultados a longo e curto prazo.
 Algo super interessante para começar a ter uma certa disciplina nas refeições, é observar a sua rotina: o que você come; quando você se alimenta e o horário. Pois o mais importante antes de começar a pesquisar o que você precisa mudar no seu dia a dia, é ter em mente, o por que está fazendo isso. O mais essencial aqui, não é pela estética, o que ocasiona a maioria das pessoas a procurar por mudanças alimentares, mas por outras situações também!
 Se você percebeu que tem algo errado e acredita nisso e quer mudar, ótimo! Já um grande passo para criar um objetivo.
 O meu começou mais ou menos assim: tomava muito café na hora do almoço e depois não conseguia dormir. Porém era mais por causa do doce mesmo que o gosto do café proporcionava. Mas a quantidade e o horário me chamaram muita a atenção. De repente, tive que tomar alguma atitude.
 Comece sempre com um objetivo em mente e não faça nada por simplesmente fazer. Saiba sempre que na vida, tudo funciona dessa maneira e que em tudo temos um resultado daquilo que fazemos.
 Além de pensar e já concordar que o alimento funciona como um combustível em nosso corpo e não só como uma fonte de prazer, temos que entender também que esse corpo que temos, é um templo, um recipiente emprestado por um tempo determinado e que não sabemos quando irá ser pego de volta pelas mãos do Criador. Nesse meio tempo então, tem que ser cuidado com humildade amor e simplicidade. Disciplina não pode faltar.
 Depois de listado um objetivo e ter consciência tanto espiritual quanto de saúde sobre o que você come no dia, é preciso entender que as mudanças não acontecem e não podem ser feitas de um dia para o outro. Por exemplo:
 " Você passou anos da sua vida comendo doce depois do almoço. De repente, no outro dia, você para." Qual o resultado? Você começa a ficar irritado ansioso demais, enfim... Não faça isso!
 Você pode muito bem substituir, um doce bem doce mesmo depois do almoço, por algo que te faça bem: a Gelatina! Não sou formada em Nutricionismo para saber que a gelatina contém diversos benefícios para o nosso organismo, mas sei e pesquisei que ela ajuda na digestão! Você pode tomar também, com um pouco só de açúcar, limão! Uma laranja... Enfim, você pode substituir alimentos industrializados, por frutas, legumes... Saiba encontrar mais de uma opção, que seja saudável, para comer, sempre !
 E por último, além de não fazer as coisas com pressa e sem planejar ou pensar, saiba que tudo é um PROCESSO: tenho 22 anos e quando eu era bem mais nova, não pensava dessa maneira. Me alimentava descontroladamente, abria um pacote de bolacha negresco e comia todo o pacote! Eu não tinha essa visão de que meu corpo era um recipiente ou que o excesso faz mal. Não pensava que o alimento afetava as minhas emoções e que meus sentimentos eram afetados pela comida também. Não sabia que Jesus se preocupava com o que eu fazia com o meu corpo e com o que eu fisicamente poderia me tornar. Ele se importa comigo como um todo! E não querendo dramatizar a questão, mas há doenças que podem ser frutos de uma má alimentação, entende?! E Jesus sabe disso e nos ama e quer que percebemos isso!
 Então, creio que a base de uma boa alimentação, além dessa consciência de que serve como um meio de combustível, é entender que ela parte de um princípio de amor pela vida e por você mesma(o), daquilo que você é em Cristo e como pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário